Minha Crítica ao Sukiya
O serviço ali parecia ser tão interessado em tirar seu pedido quanto eu em uma aula de trigonometria. É tanto uma metonímia das relações trabalhistas degradadas que temos quanto uma escolha de quem não tem tempo para metonímias.
O Sukiya é uma rede de fast-food japonesa especializada em gyudon, um prato típico japonês composto de fatias finas de carne bovina cozidas em molho shoyu com cebola, servidas sobre arroz. Fundada no Japão, a rede se posiciona como uma alternativa rápida e acessível para refeições nipônicas tradicionais, especialmente o gyudon. Entretanto, a proposta, voltada à eficiência e ao preço competitivo, muitas vezes sacrifica a autenticidade ou a qualidade do preparo que se espera da artesanalidade da boa cozinha japonesa.
Ruth Reichl dizia que fast-food é o que você come quando desistiu de pensar no que realmente quer. Realmente: estava num curso de perfumaria, era intervalo para almoço e o Sukiya era a opção mais próxima. Pura conveniência, nenhuma grande reflexão prévia. Só fui.
Particularmente não espero nada de um fast-food além de correção e padrão. Não precisa ser excelente, basta ser correto e entregar sempre a mesma coisa, afastando-se das imperfeições que, ao contrário, tornam a comida caseira excepcional.
O serviço ali parecia ser tão interessado em tirar seu pedido quanto eu em uma aula de trigonometria. É tanto uma metonímia das relações trabalhistas degradadas que temos quanto uma escolha de quem não tem tempo para metonímias.
O prato é metonímia do serviço: modesto, vazio, desinteressado e desinteressante. A carne, fina e insípida, tem toda a aparência de algo que foi apressadamente cozido, sem alma. O excesso de cebolinha, aparentemente jogada sem critério, parece mais uma tentativa desesperada de mascarar a monotonia do sabor do prato. O arroz é bom enquanto produto, mas equivocado enquanto execução: passado e sem brilho. O ovo é legal: bom cozimento, mas só. O que predomina no retrogosto é o shoyu, que neste caso é apenas salgado e plano.
Ao contrário do que se pensa, fast-food não é sobre exageros que potencializam o sabor, mas sobre atenuações que o deprimem. Um produto embalado que foi projetado para ser consumido rapidamente antes que você perceba o quão pouco sabor ele tem. E sabor deveria ser possível. Só espero que quem vai ao Sukiya não desista de comer algo melhor na vida.
Avaliação: muito ruim.
Preço: 34 reais , sem bebida.