Minha crítica ao Corrutela - Parte 2
O polvo do Corrutela é perfeito. De textura macia, mas sem ser molengo; firme, mas sem ser borrachudo. Tudo como deve ser. O acompanhamento? O cliente pode escolher. Não sei se gosto muito dessa proposta de personalizar o prato, dividindo o principal do seu acompanhamento.
O polvo do Corrutela é perfeito. De textura macia, mas sem ser molengo; firme, mas sem ser borrachudo. Tudo como deve ser. O acompanhamento? O cliente pode escolher. Não sei se gosto muito dessa proposta de personalizar o prato, dividindo o principal do seu acompanhamento. A vantagem é criar um menu cheio de possibilidades combinatórias, aumentando a liberdade de quem visita o restaurante. A desvantagem é que você dá a corda para o cliente se enforcar: ele pode fazer péssimas escolhas, além de isentar o chef da responsabilidade pela melhor combinação. Polvo combina com banana da terra, berinjela glaceada ou polenta grelhada? Na dúvida, peça para o serviço, que orienta bem as escolhas.
Os pontos mais altos do Corrutela são, sem dúvida, a linguiça e o steak dry aged. A linguiça é feita na casa com uma variedade grande de tipos de carne de porco e vem acompanhada de um delicioso molho demi glace bem escuro, tostado, colagenoso, brilhante, concentrado. É riquíssimo e acompanha perfeitamente a linguiça que tem mordida suave, tenra e gosto puro de porco, sem aqueles nacos de gordura desagradáveis que dominam boa parte das linguiças há por aí. Dá para sentir o trabalho gigante que foi colocado nesse singelo embutido para que se chegasse a esse resultado. A mostarda fermentada é um excelente acompanhamento, pois traz pungência e acidez a um prato agressivo, encorpado e denso em sabor.
O steak dry aged é outro acerto imenso. Em ponto perfeito, ele alcança o que muitas das casas especializadas em carne não conseguem. Consistência e concentração de sabor, suculência, maciez. A gordura pode ser contrabalanceada por acompanhamentos ácidos como a bernaise ou o prato de picles.
O Corrutela ficou conhecido como restaurante de proposta sustentável. Quando comi lá outrora, em que havia uma proposta de menu degustação, confesso que não fiquei impressionado. Achei pretensioso, com muito conceito e pouca entrega. Hoje, mudamos eu e o Corrutela. Menos pretensão, mais trabalho na comida. A proposta é um adendo, que não substitui, mas sobretudo complementa a comida que está no prato. Sem dúvida, um dos meus lugares favoritos de São Paulo neste momento.
Nota 3/5 (comida muito boa)